Rótulos são imprecisos sobre gordura trans

terça-feira, 19 de maio de 2009


Estudo da UnB analisa substância em 10 alimentos e revela informação errada. Margarina lidera ranking da trans

Olhar as informações nutricionais nos rótulos é uma das maneiras de checar quanto de gordura trans será ingerida. No entanto, uma pesquisa feita no Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB) mostrou que nem sempre essa informação é confiável. De 10 categorias de alimentos analisadas, 19% dos produtos continham mais gordura trans do que o valor declarado na embalagem, principalmente biscoito recheado e requeijão.

A porcentagem aumenta ao se utilizar métodos de análise mais detalhados para quantificar o conteúdo de gordura trans. O número de produtos fora das especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para declaração do conteúdo dessa gordura subiu para 43% com o método empregado na UnB. Assim, juntaram-se ao grupo dos biscoitos recheados e requeijões as bolachas cream craker e o leite integral.

Para a nutricionista Paula Bagno Lemos, que estudou os produtos em seu mestrado, é preciso intensificar o controle sobre as indústrias. Afinal, o desencontro de informações pode induzir o consumidor ao erro e comer mais gordura trans, achando que está dentro dos limites. “A fiscalização ainda é um pouco falha”, diz.

Além desse problema, a informação nos rótulos nem sempre é fácil de ser interpretada. A quantidade de gordura trans e de outros componentes nutricionais é apresentada em porções que não se referem, necessariamente, à quantidade total de alimento contido na embalagem. O consumidor deve estar atento a isso. Para alguém que vai preparar uma mistura para bolo em pó, por exemplo, fica difícil fazer contas exatas, já que outros ingredientes também contendo trans são acrescentados.

O cálculo por porção também pode mascarar a quantidade real do elemento no produto. Podem ser chamados de “zero trans” aqueles que contêm menos de 0,2g da gordura por porção, dado que nem sempre aparece quando se calcula pelo outro método.

Fonte:http://www.unb.br/noticias/bcopauta/index2.php?i=285

Postado por: Larissa Brasil

0 comentários: