ÔMEGA 3 E 6

terça-feira, 12 de maio de 2009


Ômega-3: integra o grupo das poliinsaturadas. Aplaca os efeitos do colesterol ruim e reduz a pressão arterial. Pode ser encontrado na semente de linhaça e nos peixes de água fria.

Ômega-6: ele passa uma rasteira no LDL, a versão nociva do colesterol. Mas o exagero leva o colesterol bom, o HDL, despencar junto com o ruim, LDL. Está nos óleos vegetais como os de milho, girassol e soja, nas nozes e nos vegetais folhosos.

ESTUDOS:
Essa gordura barra enzimas responsáveis pela morte de células nervosas, o que garante proteção contra Alzheimer, mal por trás da perda de memória. Encontrado em peixes como sardinha (o mais rico na substância), salmão e atum - peixes de água fria e profunda - e ostras. (Estudo da Universidade de Louisiana - EUA)

A linhaça é rica em ômega-3 e ômega-6, atuando em perfeita harmonia. Essa dupla garante a saúde cardiovascular. Ambos atuam na redução do LDL, o mal colesterol, responsável por estragos nas artérias.

O ômega-3 é capaz de afastar a síndrome do olho seco (causam vermelhidão nos olhos quando expostos em ambientes secos), combatendo inflamações contribuindo para a síndrome .

O ômega-3 é eficaz contra AVC’s (Acidente Vascular Cerebral - interrupção da irrigação sanguínea, provocada pela obstrução de uma artéria sistema nervoso), prevenindo-o - Estudo publicado na revista americana Archives of International Medicine.

Óleos vegetais, como o de canola e soja são boas fontes de ômega-3

Eficaz na prevenção de doenças degenerativas, principalmente as que afetam o coração. Apresentando uma ação anticoagulante que reduz a agregação de plaquetas e a viscosidade do sangue. A suplementação de ômega-3 regula os neurotransmissores essenciais à memória, inteligência, concentração e humor.

Contribui para o desenvolvimento do feto e diminui o risco de o bebê nascer com baixo peso. Os ácidos graxos insaturados são importantes durante a gestação. Como essas moléculas não são produzidas no organismo, só através de uma alimentação correta é possível garantir boas reservas.

O ômega-3 deixa as artérias mais elásticas, o que é importante para os hipertensos, que têm vasos sanguíneos enrijecidos. Estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition

Qualquer gordura, como o ômega-3, mesmo que seja boa, pode se oxidar tornando-se nociva. Por isso a importância de ingerir alimentos com ação antioxidante como o orégano e o alecrim.

Efeitos medicinais dos ácidos ômega:

A família ômega-6 produz eicosanóides inflamatórios e cancerígenos, aumentando o risco de situações como: câncer, morte súbita, doenças cardíacas, vasoconstrição, aumento da pressão arterial, elevação da taxa de triglicerídeos, artrite, depressão entre outras doenças inflamatórias. Os ácidos graxos ômega-3 são antiinflamatórios, antitrombóticos, antiarrítmicos e reduzem os lipídeos do sangue, tendo propriedades vasodilatadoras. Esses efeitos benéficos foram demonstrados na prevenção de doenças cardíacas, da hipertensão, do diabete tipo 2, da artrite reumatóide entre outras.
De acordo com vários estudos, as doenças degenerativas como diabete, artrite e o câncer, estão relacionadas em parte à desproporção atual da concentração dos ácidos ômega-6 e ômega- 3 que constituem nossa alimentação, ou seja, uma grande concentração de ômega-6 e uma escassez de ômega-3. Constata-se, então, a necessidade de redução na quantidade de ácidos ômega 6 e aumento da concentração de ácidos ômega 3 em nossa alimentação.
Fonte: Revista Saúde é Vital - Editora Abril
Fagundes, L. A. Ômega-3 & Ômega-6: o equilíbrio dos ácidos gordurosos essenciais na prevenção de doenças. Porto Alegre: Fundação de Radioterapia do Rio Grande do Sul, 2002


Postado por: Cinthya Raquel

0 comentários: