Dieta rica em colesterol aumenta risco de Alzheimer

segunda-feira, 18 de maio de 2009



O consumo de alimentos ricos em colesterol, como manteiga, carne vermelha ou queijo aumenta o risco de desenvolver Alzheimer, segundo um estudo realizado por cientistas australianos publicado no "Daily Express". Os especialistas, do Instituto de investigação Médica Príncipe de Gales, de Sidney, descobriram que esse tipo de alimentação favorece a fabricação no cérebro das proteínas beta-amiloides, associadas ao Alzheimer.

Por outro lado, sabe-se que a ingestão de estatinas para reduzir o nível do colesterol no sangue também reduz a longo prazo o risco de vir a sofrer daquela doença, cujos sintomas são, entre outros, mudanças de humor, confusão e perda de memória.

Os investigadores realizaram uma experiência com ratos de laboratório e constataram que, após alimentá-los durante algum tempo com uma dieta rica em colesterol, os seus cérebros produziam uma maior quantidade de beta-amiloides. Os cientistas realizaram depois vários testes com células cerebrais humanas e animais para analisar como estas regulavam os seus níveis de colesterol.

Descobriram que as proteínas "ABC", responsáveis pela expulsão do colesterol das paredes arteriais, também estão presentes nas células do cérebro. Posteriormente, comprovaram que aumentando os genes destas proteínas nas células humanas e animais a fabricação de beta-amiloides decaía.

Segundo um dos autores do estudo, Brett Garner, os fármacos que aumentam a produção de proteínas ABC - que actualmente já se utilizam na investigação cardiovascular - poderão também contribuir para reduzir a progressão do Alzheimer.

Em declarações ao jornal, a directora do departamento de investigação da Sociedade de Alzheimer do Reino Unido, Susanne Sorensen, afirmou que investigações como as de Brett Garner são importantes para ver como o colesterol pode contribuir para o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

"Existem já muitas provas de que ter níveis elevados de colesterol é um factor de risco para o desenvolvimento da doença de Alzheimer e da demência vascular", afirmou. "A nossa mensagem é a de que um coração são (através de uma dieta equilibrada) conduz a uma mente sã", acrescentou.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=17520&op=all

Postado por: Bruna Poncioni

0 comentários: