ESTRUTURA DE LIPÍDIOS - ÁCIDOS GRAXOS

terça-feira, 12 de maio de 2009

Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos com uma longa cadeia carbônica, geralmente com número par de átomos de carbono, sem ramificações, podendo ser saturada ou conter uma ou mais instaurações.Os ácidos graxos mais comuns são os de 16 e 18 carbonos. O grupo carboxila constitui a região polar, e a cadeia carbônica, a parte apolar. Ácidos graxos livres são pouco encontrados nos organismos: mais frequentemente estão ligados a um álcool, que pode ser o glicerol ou a esfingosina. Os lipídios resultantes do primeiro caso são os triacilgliceróis e os glicerofosfolipídios; no segundo caso, são os esfingolipídios. Os triacilgliceróis são uma forma de armazenamento de ácidos graxos; os glicerofosfolipídios e os esfingolipídios, juntamente com o colesterol, fazem parte das membranas celulares.
Os ácidos graxos essenciais (aqueles que os animais não conseguem sintetizar), encontram- se principalmente na composição das células vegetais, sendo sua presença imprescindível na dieta, especialmente, em se tratando dos ácidos linoléico e o linolênico.


As propriedades físicas dos ácidos graxos e dos lipídios deles derivados dependem da ocorrência ou não de instaurações na cadeia de hidrocarboneto e do seu comprimento. As cadeias dos ácidos graxos saturados são flexíveis e distendidas, podendo associar-se extensamente umas com as outras através de interações hidrofóbicas. Os ácidos graxos insaturados naturais têm, quase sempre, duas ligações duplas com configuração geométrica cis, ou seja, os átomos de hidrogênio dispõem-se do mesmo lado da dupla ligação. A dupla ligação cis uma dobra rígida na cadeia, o que determina a formação de agregados menos compactos e, portanto, menos estáveis. O comprimento da cadeia também interfere no grau de interação entre moléculas de ácidos graxos, que é tanto maior quanto mais longa for a cadeia. A variação na intensidade de associação entre as moléculas de ácidos graxos reflete-se no valor do seu ponto de fusão, já que a passagem do estado sólido para o líquido envolve a ruptura parcial de interações intermoleculares. Em resumo, a temperatura de fusão dos ácidos graxos diminui com o número de instaurações e aumenta com o comprimento da cadeia.

Fonte: Bioquímica Básica - Marzzoco, Anita e Torres, Bayardo

Postado por: Cinthya Raquel M. de Sousa

0 comentários: