Degradação de ácidos graxos

domingo, 24 de maio de 2009

Para serem oxidados, os ácidos graxos, são primeiramente convertidos em uma forma ativada, uma acil-CoA . Esta etapa é catalisada pela acil-CoA sintetases.


R--CH²--CH²--COO- + ATP + HS--CoA ------------------> R--CH²--CH²--C=O--SCoA + AMP +PPi


Nesta reação, forma-se uma ligação tioéster entro o grupo carboxila do ácido graxo e o grupo SH da coenzima A, produzindo uma acil-CoA. As acil-CoA, como acetil-CoA, são compostos ricos em energia. Sua ligação tioéster é formada à custa da energia derivada da quebra de uma ligação anidrido fosfórico, clivagem do ATP em adenosina monofosfato (AMP) e pirofosfato inorgânico(PPi). O pirofosfato é hidrolisado a 2 Pi, em uma reação irreversível, o que torna o processo de ativação do ácido graxo a acil-CoA tamém irreversível.
A membrana interna da motocôndria é impermeável a acil-CoA, e somente os radicais acilas são introduzidos na motocôndria, ligados a carnitina. Este composto é produzido a apartir de aminoácidos, sendo especialmente muito abundante em músculos. Na face externa da membrana interna, a carnitina-acil transferase I transfere o radical acila da coenzima A para a carnitina; a acil-carnitina resultante é transportada através da membrena interna por uma translocase específica; na face interna, a carnitina-acil transferase II doa o grupo acila da acil-caritina para uma coenzima A da matriz mitocondrial, liberando a carnitina, que retorna ao citossol pela mesma translocase. Assim o radical acila atinge o interior da mitocôndria, onde ocorre a sua oxidação.







Fonte: Anita Marzzoco, Bayardo Baptista Torres.

Postado por: Elves Irlande Freire Júnior.

0 comentários: