Transporte de colesterol e outros lipídios.

terça-feira, 16 de junho de 2009


O colesterol e outros lipídios são essencialmente insolúveis em água.Por isso precisam ser transportados na forma de lipoproteínas plasmáticas no plasma sanguíneo, que são complexos de macromoléculas de proteínas transportadoras especificas chamadas de apolipoproteínas combinadas de forma variada com moléculas de fosfolipídios, colesterol, ésteres do colesterol e triacilgliceróis.

As apolipoproteínas (apo significa a proteína na sua forma sem lipídios) combinam com os lipídios para formar várias classes de partículas lipoproteicas, as quais são agregados esféricos complexos onde os lipídios hidrofóbicos ficam no centro, e as cadeias laterais hidrofílicas dos aminoácidos das proteínas, na superfície.

Cada classe de lipoproteína tem uma função específica determinada por seu lugar de síntese, por sua composição lipídica e seu conteúdo de apolipoproteína. Para serem distinguidas por seu tamanho, sua relação com anticorpos específicos e sua distribuição característica nas classes de lipoproteínas.
Fonte:Princípios de Bioquímica - Lehninger, quarta ediçao. Editora Sarvier
Postado por: Bruna Poncioni

0 comentários: